segunda-feira, 10 de maio de 2010

A VERDADE É UMA PESSOA


Imagens, imagens, imagens. Nós as vemos em toda parte. Nós as vemos em todas as formas. antigamente eram esculpidas em pedras. Mas hoje, a tecnologia nos dá diferentes aparelhos para criá-las e dar-lhes vida. Movem, falam, gritam, voam, comem, cantam e se alegram. As indústrias cinematográficas, de televisão e de computação prosperam pela nossa obsessão por imagens.
Mas, talvez, o fato mais surpreendente na história de imagens é que podemos finalmente atuar como elas de modo nunca dantes imaginados. Podemos criá-las, modificá-las, comunicar com elas e destruí-las. As imagens modernas são tão próximas do real que nos referimos a elas como "realidade virtual".
Assim parece mais fácil seres humanos lidarem com as imagens do que com a realidade mesma. Mas se nos movemos para o plano cósmico, a questão fundamental é de imagens versus realidade, falsidade versus verdade. No pensamento adventista do sétimo dia, o grande conflito cósmico é sobre a natureza da realidade última: falsidade versus verdade. Seres inteligentes  através do universo são confrontados com a imagem de Deus concebida na mente de uma criatura rebelde. Portanto, a questão mais importante no nível cósmico tem que ver com a verdade. Para uma resposta, nos volvemos a Jesus. Ele deu uma definição da verdade inteiramente diferente, nunca dantes feita no planeta: "Eu sou...a verdade", João 14:6, disse Ele. Esta pretensão chocante leva a algumas afirmações sobre a verdade.

A VERDADE É TRANSCENDENTAL

A realidade última é achada fora do universo e não dentro de sua unidade estrutural e funcional. isto não quer dizer que não podemos aprender alguns elementos da verdade através do uso de nossas faculdades racionais. Podemos obter algum conhecimento. Contudo, conhecimento não é algo que criamos mas algo que descobrimos. Esse conhecimento é fragmentado. a fim de que seja realmente significativo, tem de ser posto dentro de um sistema de coordenadas maior, providos pelas verdade última.
Essa perspectiva nos é inacessível porque requer que transcendamos o universo. Isso é simplesmente impossível. Mas a verdade desceu até nós, entrou em nosso mundo na forma de uma pessoas, e disse: "Eu sou...a verdade". Sou o único capaz de integrar tudo dentro de um todo significativo; porque "por Mim todas as coisas foram criadas, no céu e na Terra, visíveis e invisíveis. Sou antes de todas as coisas, e em Mim tudo subsiste" (Colossenses 1:16,17).
Esta afirmação de Jesus era um golpe penetrante  ao que os gregos chamavam de autárkeia ou suficiência própria. Eles criam que a verdade era a manifestação da eterna, imóvel e imutável essência das coisas e que os homens podiam descobri-la mediante análise racional. A verdade última era localizada no mundo imaterial de ideias, que era formado por abstracções racionais da mente humana. em oposição a isto, Jesus proclamou  que a verdade está além do alcance da mente humana por si só; é uma revelação.
Dizendo: "Eu sou ...a verdade", Jesus rejeitou qualquer tentativa de definir a origem e o destino da raça humana de uma perspectiva natural.
Ademais, Ele Se arrogava a verdade absoluta. Ele não disse: "Sou uma dimensão da verdade, um aspecto da verdade, um elemento da verdade". Aquele que falou era o Eterno "Eu sou", Deus em forma humana. Nele todo conhecimento encontra seu centro e significado.
A Bíblia afirma que a verdade ou sabedoria só pode ser obtida se a pessoa está disposta a reconhecer que "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Provérbios 1:7. A Bíblia rejeita a autárkeia como um caminho à verdade. À pessoa imatura tentada a ser autônoma, vem o conselho: "Confia no Senhor de todo o seu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Isto é realmente difícil para a pessoa auto suficiente.

A VERDADE É UMA PESSOA

Dizer que a verdade final está localizada além da esfera da ação humana, é afirmar algo que não é popular ou facilmente aceito. A natureza transcendental da verdade põe limite ao nosso orgulho e tende a nos deixar incomodados. Mas talvez ainda mais perturbadora à lógica humana é a afirmação de Jesus de que nEle reside a verdade - a verdade é uma Pessoa.
A filosofia procura a verdade em termos de abstrações, identificando a essência atrás do que experimentamos pelos sentidos. Mas Jesus contradiz tais noções dizendo que a verdade não é uma coleção de conceitos abstratos ou universais que podemos usar para integrar os fenômenos que observamos. Ele sugere que tudo que veio à existência foi resultado da atividade da Pessoa da qual todas  as outras pessoas derivam sua personalidade. O que mantém o universo coerente é uma Pessoa - não uma lei, não um princípio, não uma simples força.
A verdade como uma Pessoa significa que a verdade é racional e intelígivel. Sua apreensão não requer rejeição das faculdades racionais. Ao contrário, através de nossa racionalidade podemos ter contato com a verdade. Isto é possível por que Jesus Se colocou à nossa disposição. Portanto, precisamos desenvolver nossas capacidades racionais ao máximo e fazê-lo dentro da esfera da verdade provida por Aqueles que disse: "Eu sou a verdade".
A verdade como uma Pessoa também significa que o universo não funciona de uma mentira mecânica, controlado por leis impessoais.sim, há leis que governam todos os fenômenos, visíveis e invisíveis. Mas essas leis são a expressão da vontade e poder da Pessoas que é a verdade, que mantém o universo coerente. "Só Tu és Senhor, Tu fizeste o céu, os céu dos céus, e todo o seu exército, a Terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e Tu os preservas a todos". Neemias 9:6. O verbo traduzido por "preservar" pode também ser traduzido por "manter em vida". A realidade última cuida daquilo que existe; somente pessoas cuidam.
Verdade como Pessoa revela a natureza da realidade última: Deus é a verdade. Essa verdade humilhou-se a Si mesmo de modo misterioso e entrou em nosso mundo na forma de um ser humano (ver Filipenses 2:5-11). A realidade última não é mais exclusivamente transcendental porque ele esteve e está entre nós. João 1:14 diz que nós O vimos "cheio de graça e verdade". Assim a verdade se expressa em humildade. ele assume a forma do necessitado e do humilde, e embaraça nosso orgulho e suficiência própria.
A natureza da verdade foi revelada não só na encarnação, mas igualmente na cruz. A Verdade morreu a fim de preservar em vida os fenômenos, o mundo criado. Aquele que mantém o universo não entrou em colapso e não morreu com Ele! Uma vez mais foi o inesperado aconteceu, e foi revelado que a verdade pode Se sacrificar pela criatura e continuar ao mesmo tempo a manter o universo coerente.
A verdade como pessoa revela ademais a realidade sublime que no centro mesmo do Ser divino só podemos achar amor, amor desinteressado (ver I João 4:8). Na cruz a mentira foi desmascarada: a imagem de Deus e de Seu amor criada por Satanás foi claramente demonstrada falsa. A verdade conquistou a mentira de Satanás.

A VERDADE DEVE SER APROPRIADA

Quando Jesus disse: "Eu sou a verdade":, Ele esperava uma resposta. Visto que Jesus é a verdade, devemos nos relacionar com Ele não em termos de objetividade científica, mas em termos de relacionamento. Compreendemos as pessoas sendo envolvidas em suas vidas, participando com elas na experiência de sermos vivos; mediante koinonia. Podemos ter comunhão com a Verdade porque ela é uma Pessoa. NEle está localizada origem, alvo e natureza de nossa existência e de todo mundo. É nEle que toda uma visão global correta deve ser achada, porque é Ele que deu coerência e significado ao universo.
O que é necessário é disposição de render a Ele nossa autárkeia. Isso é de fato liberdade. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". João 8:32. Somos escravos do pecado que se manifesta em nossa pretensão à suficiência própria. A mentira consiste na crença de que podemos achar nosso caminho no universo, que podemos descobrir significado permanente para nossas vidas mediante pesquisa científica, tecnológica ou filosófica. Submissão à verdade nos liberta da estreiteza da suficiência própria e nos integra na comunhão dAquele que disse: "Eu sou a verdade".
A verdade é apreendida não só mediante um encontro pessoal com o Senhor, mas também através de Sua Palavra. A verdade pode ser conceptualizada, codificada e encarnada em palavras. Deus usa linguagem humana apesar de suas limitações, como um veículo válido para a comunicação da verdade. Isso ocorre sob a revelação e inspiração de Deus. Portanto Paulo diz: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". II Timóteo 3:16,17.
A verdade determina não só nossa compreensão da realidade e do mundo ao nosso redor, mas também o modo como vivemos. Toda compartimetalização da verdade em termos de ética e religião. ciência e fé, é uma rejeição do fato de que a verdade é uma Pessoa e de que é Ele que integra todo conhecimento numa só totalidade significativa. Devemos viver segundo a verdade (ver I João 1:6). Precisamos exibir a verdade tanto na conversação como na conduta.

CONCLUSÃO

A história do pensamento humano indica que somos por natureza pesquisadores. Sondamos a vastidão do universo, a profundidade dos oceanos. Procuramos também penetrar no microcosmo. Exploramos todos os domínios do conhecimento.
Contudo, nossa busca pela verdade ultima findou. Somos ainda desafiados a buscar uma compreensão mais profunda da verdade, a explorar suas formas mais ricas e complexas; mas a busca de sua essência findou. Findou porque Ele veio a nós e disse: "Eu sou a verdade". Sua declaração põe limites à nossa suficiência própria, porque a verdade é transcendental, revelatória e pessoal. E podemos apreender aquela verdade mediante uma comunhão pessoal com Ele e seguindo-o em obediência.

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