domingo, 25 de abril de 2010

DEUS ME ABANDONOU?


Nós vivemos num mundo em que a todo o momento presenciamos desgraças e vicissitudes. A televisão não tem sido mais um instrumento de diversão como no tempo em que ela foi fabricada. Ela tem trazido para muitos a incerteza quanto ao futuro.
Recentemente o noticiário tem falado muito sobre desastres naturais que tem destruído cidades, deixado milhares desabrigados e outros milhares sem vida. Para citar alguns quero relembrar o Furacão Katrina que no dia 29 de agosto de 2005 atingiu a região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleans, o que forçou a evacuação de mais de um milhão de pessoas e causou a morte de quase 1.000 pessoas.
Em 26 de dezembro de 2004 o terremoto do Índico disparou uma seqüência de maremotos (ondas que podem chegar a 30 metros de altura) com vítimas fatais em torno de 285.000.

No Rio de Janeiro, recentemente, temos visto como a chuva tem ceifado vidas e deixado muitas familias sem ter onde morar. Para se ter uma ideia da tragédia, são 247 o número de mortes confirmadas em todo o Estado - 162 em Niterói, 65 no Rio, 16 em São Gonçalo, uma em Petrópolis, uma em Nilópolis, uma em Paracambi e uma em Magé, segundo o último balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros. O número de vítimas, entre mortos e feridos, chega a 408.
 O que fica na cabeça dos sobreviventes é por que Deus deixou que essas pessoas morressem ou ficassem desabrigadas? Por que Ele não as livrou de tamanho sofrimento? Onde Ele estava quando as águas levaram casas e os sonhos de muitos? Esse tem sido o questionamento deu ma nação.
Quero falar a vocês que não é fácil ver a Deus quando as lágrimas estão em nossos olhos. Não é fácil ver a Deus alquebrado pelo sofrimento. Mas quero dizer que é possível! Sei que não é tão simples dizer: "Opa! Amanhã será um novo dia!" Todavia, há esperança para aqueles que confiam em Sua Palavra.
A Bíblia nos relata de Jó, um homem com fé especial, que perdeu tudo: os bens, os filhos, a companhia ajudadora da esposa e sua própria saúde. Porém, em meio a essa avalanche, ele conseguia contemplar um Deus amorável. Ele disse: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR" Jó 1:21. Parece que na cabeça dele todo sofrimento era diminuto diante da grandeza daquele que sabe todas as coisas. Mesmo que seu corpo estivesse sendo dilacerado pela dor, ele exalava o perfume confiante de que o seu Redentor vivia e que um dia se levantaria sobre a Terra (Jó 19:25). Sua confiança foi provada por um tempo, mas ao fim de um período de espera, a resposta do Senhor surgiu como água ao sendento no meio do deserto. As Escrituras relatam que "quando ele orava por seus amigos, Deus mudou sua sorte e lhe deu tudo em dobro (Jó 42:10). 
Eu me recordo que certo dia fui visitar um irmã que convalescia com uma enfermidade incurável. Minha intenção era consolá-la. Levar o bálsamo para refrescar sua alma. Mas confesso que a fé daquela serva de Deus me surpreendeu. Enquanto conversávamos ela me disse que não me preocupasse com ela por que suas dores e sofrimentos não se comparavam com as de Jesus e que ela O sentia bem pertinho. Que emoção! Isso que é fé!
Em outra ocasião, na cidade de Tanhaçú na Bahia, eu estava conversando com um rapaz que havia se tornado ateu. O interessante é que esse mesmo ateu tinha sido um missionário cristão. Eu fiquei curioso para saber como um fervoroso cristão se tornara ateu. Eu descobri que ele tinha perdido seu pai morto por uma bala perdida no Rio de Janeiro. Ele, profundamente contrariado, perguntava onde estava Deus quando a bala acertou a cabeça de seu pai? Por que ele não enviou Seu anjo para livrá-lo? Naquele momento o Espírito Santo me levou a perguntar-lhe se ele sabia onde estava Deus, o Pai, quando Jesus morreu. Ele não soube me responder. Então lhe disse que o Senhor estava no mesmo lugar quando mataram Seu Filho. Ele estava do lado dEle!
Falei-lhe o que Deus diz em Sua Palavra. Algo que contraria completamente aqueles que pregam a "TEOLOGIA DA PROSPERIDADE"  onde Deus é obrigado a suprir nossas carências e nos proteger "incondicionalmente" dos revezes da vida.
Cristo disse: "No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33). No Salmo 23:4 diz que "ainda que eu ande pelo vale da sombra da MORTE não temerei mal algum, porque tu estás comigo. A tua vara e o teu cajado me consolam." A Bíblia continua a dizer que "quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama te arderá em ti" (Isaías 43:2). Esses versos não falam que Deus nos livraria DOS problemas, mas que nos livraria NELES (fogo e água).

Quero concluir com os amigos de Daniel. Esses rapazes foram entrevistados e coagidos pelo prórprio rei de Babilônia para que se prostrassem diante da estátua por ele erigida para sua adoração. Aqui aparece a fé desses jovens.Eles falaram que Deus podia livrá-los. E, se ELE NÃO OS LIVRASSE, continuariam sendo fiéis ao Senhor (Daniel 3:17-18). Foram jogados na fornalha e obtiveram um livramento espetacular (Daniel 3:24-30).
Como vimos, dor, sofrimento, perda e morte são coisas com as quais temos que lidar dia a dia. Entretanto, quero falar que tudo isso deixará de existir um dia. Quando Cristo voltar vamos receber dele uma Terra restaurada onde a natureza não mais será um instrumento de destruição nas mãos de Satanás ,mas de confirmação da grandeza de Deus (Apocalipse 21). O que precisamos fazer para estar nesse paraíso é aceitar a Jesus e crer que Ele sabe de tudo e que todas a coisas tem um propósito e "concorrem para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28). 
Não se esqueça que temos alguém ao nosso lado e que nunca vai nos abandonar por que Ele é Deus conosco! (Mateus 1:23)
Que Deus te abençoe!

Um comentário:

  1. Maravilhoso artigo pastor!!!
    A mais maraviohosa verdade,mesmo que caiam os céus e estivermos em meio a mais violenta tempestade Deus sempre estará do nosso lado e se volvermos o nosso coração a Ele com certeza teremos a vitória...
    Mas em tda decisão tem que haver algum tipo de renúcia a primeira coisa a ser feita é renunciar o nosso eu e abrir o coração pra ouvir a voz de Deus

    ResponderExcluir